Bem Vindo

O motivo da criação deste BLOG é para que haja uma maior interação entre alunos, professores, enfim toda comunidade escolar, divulgando os eventos escolares e as participações.
Temos também o objetivo de apresentar algumas de nossas propostas que fazem parte do nosso PPP, tanto para divulgação quanto para contribuir com alguém que veja em nossos projetos algo de bom para ser aplicado em sua comunidade escolar.

21 de janeiro de 2010

História Da Escola Estadual Francisca Martiniano da Rocha


A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisca Martiniano da Rocha pertence à rede pública do Estado da Paraíba, Padrão I, decreto 4.970-70. A mesma localiza-se na Rua Lucas da rocha, 297 – centro – Lagoa Seca – PB – CEP 58117-000.

Foi no governo do então prefeito de Lagoa Seca, Sr. FRANCISCO CAMILO DE OLIVEIRA e do Vice-prefeito JOSÉ CAVALCANTE DE ARAÚJO que a população da Lagoa Seca adquiriu um Grupo Escolar logo denominada de “GRUPO ESCOLAR FRANCISCA MARTINIANO DA ROCHA” graças aos esforços do governador da época Dr. PEDRO GONDIM em data de 1969. Este educandário abrangia as 1º e 4º série e foi denominado com o nome acima citado por conta de uma homenagem do prefeito Francisco Camilo a sua sogra.

A primeira diretora do referido educandário foi a Sra. Itamar do Ó, que após prestar um bom trabalho a sociedade foi substituída pela professora Adalgisa Quintino; Em seguida, assumiu a direção da escola a professora Maria da Neves Acioli, uma das professoras fundadoras da mesma. Na gestão da professora Maria das Neves Acioli foi iniciada uma luta para que fosse feita a transferência da escola para um outro local que oferecesse melhores condições de trabalho, tendo se destacado nesta luta a professora Maria de Fátima Cavalcante que juntamente com os demais professores e a população em geral passaram a exigir do Sr. Francisco José de Oliveira Coutinho (Bola Coutinho) prefeito da época que intercedesse junto ao governo do estado no sentido de ser ocupado um prédio construído há quase um ano na gestão do governo Wilson Leite Braga, e assim sendo, o governador da época Tarcisio de Miranda Burity recomendou ao Secretário de Educação Rui Dantas que assinasse o ato de transferência e a partir daí o Grupo Escolar Francisca Martiniano da Rocha passou a se chamar Colégio Estadual Francisca Martiniano da Rocha, tendo como diretora a professora Maria de Fátima Cavalcante. A escola fortalecida em sua trajetória, teve na sucessão administrativa os seguintes nomes: Dalgisa Melo, Antônio Carlos Carneiro, Eleuza Maria, e atualmente tem como diretora a professora Glória de Fátima que responde administrativamente em cooperação com os diretores adjuntos Vera Lucia de Souza Rocha e Clara Araujo Cavalcante. Em 1997, houve uma expansão para comportar o crescente número de alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, funcionado até os dias de hoje na rua Cícero Faustino da Silva em uma escola pertencente à rede de ensino particular com o nome de Escola Cecília Meireles.


29 comentários:

  1. è feiona essa escola sou + eu ....

    ResponderExcluir
  2. Pode ser feia,mas rola muita amizade lá.
    A escola é tudo de bom.

    ResponderExcluir
  3. adoro a minha escola pois e la q esta o meu futuro..

    ResponderExcluir
  4. interessante d++

    ver como surgiu a escola qee eu studo desde a 4º serie

    ResponderExcluir
  5. a aparência nao importa!PREFIRO ELA DO QUE QUALQUER OUTRA QUE SE DIZ SER MAIS BONITA

    ResponderExcluir
  6. eu ja estudei ai e é otima amei essa escola,ela é tudo d bom fiz muitas amizades ai..........
    agora estou aki em areial mais prefiro estudar ai concerteza o ano q vem estou por ai d novo me aguardem.....
    amuuuuuu muito vcs bjos d uma ex aluna do FRANCISCA MARTINIANO DA ROCHA
    Aline patricio d Areial

    ResponderExcluir
  7. nessa escola so tem doido.

    ResponderExcluir
  8. a escola é massa ruim ,são os mal elemtos de LS,que estudam lá...mas a escola é masssa!

    ResponderExcluir
  9. Essa Escola tem tudo de bom, a diretors Dona gloria merece todo nosso carinho, estudei com ela em1988 fazendo o prezinho essa mulher tem historia na cidade e na escola. Beijos para todos

    ResponderExcluir
  10. Consegui encontrar algo da minha terrinha Lagoa Seca querida. Essa escols tem tudo de bom, foi com muita tristeza que tive de sair dai. precisava trabalhar para meu sustento e com o que aprendi nesta maravilha de escola tenho hoje l4 anos de emprego em fima de contabilidade aqui no sul. abracos para dona gloria minha querida professora (do primario) e tambem minha amada Orientadora Educacional (1999) que me orientou para minha vida profissional, por quem eu tenho muito carinho.Ely

    ResponderExcluir
  11. Nesta escola a unica coisa que não presta mesmo e o que se diz professor de ingles kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  12. Nesta escola so num sabe ensinar e prof,Nandão pois o seu ramo e outro...kkkkkkkkkk uau...nennen...nenen.....

    ResponderExcluir
  13. Professor ! Deixa o MEC saber que tipos como esse Nsndão esta em sala de aula que vai ver onde ele ficakkkkkkkkkkkkkkkkkkikikikikikikikiki

    ResponderExcluir
  14. A escola ja foi boa hoje ta um lixo a começar pela direção

    ResponderExcluir
  15. Oprofessor Jose Walter e 10. Tambem Wanderley e 10.

    ResponderExcluir
  16. bela escola e excelentes profissionais,mais tem que mudar umas peçinhas que de vez de dar aula conversa demais,e algúns professores naõ taõ nem ai pros alunos,essas pessoas tem inveja de o aluno ser algúem na vida,.

    ResponderExcluir
  17. interessante uma professora de redaçaõ dessa escola,metida,arrogante,invejosa e feia,isso que ela e,fui aluno dela,eu fazia cada redaçaõ de torar ela só mim dava notas ruims e sempre colocava dificuldades nas minhas redações,ai fui relatar esse fato a um mestre de redaçaõ,ele falou que essa cidadã deveria ter algúma coisa contra mim,e ele achou minha redaçaõ muito boa,fiz vestibular nesse ano e passei graças a deus,no meu amado curso de DIREITO,.hahaha,chupa essa manga professora,.haushaushuahsus´.

    ResponderExcluir
  18. gostaria de deixar aqui o meu apreço e a minha enorrrrrme saudade de quando cursei todo o ensino nesta maravilhosa escola foram anos que jamais esquecerei esteja onde estiver lembrarei minha vida escolar durou de 1990 a 2004 e foram muitos os amigos que passaram por la tambem os professores que me ajudaram a encontrar e a encara a estrada da vida a todos aqueles que cruzaram o meu caminho na estrada da vida muito mas muito obrigado mesmo meu nome é josenilton dos santos (nilton) se alguem é for da mesma epoca em que eu queiram entra em contato pelo e-mail:jonilsantos@hotmail.com sera um prazer enorme conversar com alguem que tambem estudou no francisca martiniana da rocha

    ResponderExcluir
  19. Estudei nessa escola quando ainda se chamava GRUPO ESCOLAR FRANCISCA MARTINIANO DA ROCHA, e tinha como diretora ADALGISA QUINTINO DA COSTA, a melhor diretora que tive.Saudades bjo na turma da quarta série de 1979. OSMAR ROCHA

    ResponderExcluir
  20. Ja foi um escola de renome a uns tres anos ainda se dava ao luxo de ser chamada escola, hoje........

    ResponderExcluir
  21. eu adoro esse colegio vivi momentos bons la e nunca vou esquecer disso.

    ResponderExcluir
  22. Que saudades dessa escola, vivimomentos inesquecivel a 30 anos atrás.

    ResponderExcluir
  23. gosto sim dessa escola....mal elemntos eh qm fala"

    ResponderExcluir
  24. os professores sao otimos;............fiz novas amzads la

    ResponderExcluir
  25. preciso do numero do telefone desse colégio alguém tem ?

    ResponderExcluir
  26. excelente escola, faz parte da vida da grande parte da educação dos lagoassequenses!

    ResponderExcluir